Prescrição Online Consultas

Você sabia que os exercícios físicos ajudam no tratamento contra diabetes?

PUBLICADO EM 05/01/2017 19:00:00

CATEGORIA:

Você sabia que os exercícios físicos ajudam no tratamento contra diabetes?

A principal característica do diabetes é a carência na produção ou ação da insulina. Para entendermos melhor sobre o assunto é importante lembrar que existem diabetes do tipo 1 e 2.

O tipo 1 nada mais é do que a deficiência na produção de insulina. Já o diabetes tipo 2, acontece quando o pâncreas produz a insulina, mas há insuficiência de absorção das células musculares e adiposas, por isso então se caracteriza não pela deficiência na produção de insulina, como no tipo 1 e sim pela ação diminuída da mesma nas células, o que é chamado de resistência insulínica.

O diagnóstico de ambas acontece geralmente em etapas diferentes da vida.

O tipo 1 é evidente na fase da infância e da adolescência, mas também em outras faixas etárias. 

Já o tipo 2 é diagnosticado geralmente em pessoas sem hábitos saudáveis que não praticam atividades físicas e não tem uma alimentação balanceada. Normalmente a faixa etária é a partir dos 40 anos.

As pessoas que sofrem com o diabetes acabam ficando receosas com a prática de atividades físicas. As principais preocupações são a variações de condicionamento físico de exercício para exercício, alguns malefícios como hipoglicemia, cetoacidose diabética, lesões e também alimentação adequada para ingerir quando se pratica determinados tipos de atividades.

Mas a boa notícia é que para diabéticos, a prática de exercícios ajuda nos efeitos da doença. Além de auxiliar no controle da taxa de glicose, ajuda também na perda de gordura, e alivia o estresse do corpo.

Os benefícios para o diabético que pratica atividades físicas são inúmeros. A melhora no perfil lipídico, ou seja, a diminuição das taxas de colesterol, a redução de resistência à insulina, além da diminuição considerável do risco do acidente cardiovascular.

 

EXERCÍCIOS RECOMENDADOS

Os exercícios mais recomendados pelos médicos são atividades como a caminhada/corrida, malhação em academias e andar de bicicleta. 

Estas atividades físicas são uma boa opção para os diabéticos, pois estimulam a movimentação do corpo, e com isso, auxiliam no controle da taxa de glicose.

As benfeitorias à saúde são muitas, além de relaxar e ajudar no fortalecimento da musculatura, auxilia na produção de insulina. Todos estes exercícios, tanto aeróbicos quanto os que envolvem levantamento de peso precisam ser cuidadosamente acompanhados por um profissional de educação física, juntamente com a orientação de um médico.

Portanto, é recomendável que pessoas com diabetes optem pelo tipo certo de atividade física, adequada a cada organismo, pois praticar atividades com regularidade, sob orientação, ajudará no tratamento e ainda trará benefícios para o seu corpo e saúde. 

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes 

 

Copyright - Nutriterápica | 2024