Prescrição Online Consultas

Alimentos que melhoram a produtividade no trabalho

PUBLICADO EM 01/10/2018 18:52:38

CATEGORIA:

Alimentos que melhoram a produtividade no trabalho

Sabemos que é difícil manter um ritmo de trabalho, as longas jornadas laborais, a distância entre a casa e a empresa ou simplesmente não saber cozinhar são alguns dos responsáveis por afetar nossa alimentação, menos equilibrada. E este é um erro que cometemos, uma vez que comer produtos saudáveis pode ser uma das claves para conseguir um melhor rendimento.


Existem alimentos que, por sua composição (cereais, frutas e verduras), ajudam na produtividade, aumentando a concentração e diminuindo o cansaço, a fadiga, a irritabilidade, a falta de motivação, entre outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação, depois do cigarro, é o segundo fator de risco cardiovascular.  Outro estudo publicado pela Oficina Internacional do Trabalho (OIT) revela que alimentar-se mal causa até 20% de perda na produtividade no trabalho.
 
Os especialistas também alertam que para conseguir bons resultados é preciso respeitar algumas regras referentes a alimentação como o horário de descanso, como Hipócrates já dizia “os alimentos são a nossa melhor medicina”. Para te ajudar a elaborar um cardápio mais saudável montamos uma lista com os 12 alimentos que você deve consumir diariamente:
 
1. Cereais: hoje encontramos uma grande variedade de barras de cereais, que agradam a todos os paladares (chocolate, banana, frutas vermelhas, avela) e o melhor é que elas são uma importante aliada para conseguir um aumento na produtividade. É importante sempre conferir em sua composição a quantidade de açúcar, opte por aquelas que apresentem o menor índice.

2Tomate: ajuda a combater os radicais livres, contribui para a saúde do cérebro e dos ossos, além de ajudar a prevenir o estresse. O tomate pode ser consumido diariamente em saladas ou como um dos ingrediente no preparo da comida.

3. Frutas: elas aportam energia e dão força aos trabalhadores para realizar suas tarefas diárias. Não recomendaremos nenhuma fruta especifica, todas são ideais desde que não se exceda no consumo.

4. Grão-de-bico: é uma importante fonte de energia, provocado no individuo a sensação de bem estar, confiança e satisfação. Deixamos como sugestão de cardápio uma salada de grão-de-bico, que é um alimento rico em sais minerais, vitamina B e proteínas.

5. Pescado: aportam nutrientes e vitaminas na dieta diária, entre as melhores opções de consumo estão o atum, a sardinha e o salmão.

6. Semente de abóbora: são excelentes para cuidar do coração, uma vez que o magnésio atua como relaxante dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. Outro benefício de consumir esta semente é a melhora na atividade cerebral, já que seus minerais estão em maior concentração no cérebro.

7. Carne: para se beneficiar de todos seus nutrientes é aconselhável consumir a carne assada ou simplesmente na chapa, com pouco azeite (optar pelo azeite de oliva).

8. Frutos Secos: aportam grande quantidade de ácidos ômega 3, 6 e vitaminas que contribuem para manter a mente forte e ágil. Amêndoas e nozes são uma ótima opção.

9. Chocolate amargo: melhora o estado de ânimo e a concentração, sempre que se consuma entre 25 e 30 gramas de chocolate ao dia.

10. Espinafre: auxilia na melhora da atividade cerebral, além de dar força e energia. Rico em potássio, vitamina K e antioxidantes.

11. Beterraba: fortalece os músculos do coração, aumenta a resistência física e regulariza a pressão arterial. Contém nitrato, carboidratos, potássio e manganês.

12. Linhaça: favorece a capacidade de aprendizagem, memória, concentração, motivação e habilidades motoras. Fonte de magnésio, a linhaça também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.  

 

*Com informações de Brasil Gastronomia  

Imagem: Reprodução / Google 

© Copyright - Nutriterápica | 2020

Site desenvolvido por WB informática. Clique e confira!