Prescrição Online Consultas

A importância do descanso para sua saúde

PUBLICADO EM 01/05/2018 03:01:37

CATEGORIA:

A importância do descanso para sua saúde

Trabalhar, estudar, relacionamentos (como namoro, família, amigos), praticar atividades físicas, etc. Como conseguir um tempo para descansar em meio a tantas tarefas no seu cotidiano?

 

É fato que, mesmo em seus dias de folga/férias, quando você realmente deveria descansar, essa é uma missão quase impossível. São diversos os convites irresistíveis e compromissos inadiáveis que aparecem, tarefas há muita tempo adiadas e que precisam ser realizadas com urgência, etc.

 

O descanso adequado é algo essencial para a saúde e bem-estar (físico, mental e emocional) das pessoas, assim como a alimentação saudável e a prática frequente de atividades físicas. Devido a isso, é imprescindível reservar um tempo para descansar, relaxar, dormir, e assim recuperar as energias e vitalidade.

 

Privação do sono

Dormir é fundamental para o relaxamento do corpo e reposição das energias. A restrição do sono causa desgaste físico e mental e fomenta o estresse (o qual pode desencadear outros diversos problemas de saúde) e afeta o equilíbrio químico e emocional do indivíduo.

 

Imunidade baixa

Se o corpo e/ou a mente estão trabalhando de forma excessiva e exaustiva, o descanso é imprescindível, e caso ele seja negligenciado ou não seja suficiente, a imunidade do indivíduo baixa, deixando-o mais vulnerável a gripes, resfriados e demais problemas de saúde.

 

Estresse

Devido às pressões que as pessoas sofrem no dia a dia em todas as áreas de suas vidas (emocional, acadêmica, financeira, profissional, etc.) e a negligência do descanso, o estresse se desenvolve, sendo ele responsável pelo surgimento e/ou agravamento de diversos doenças comuns, como: depressão, diabetes, hipertensão, entre outras.

 

A importância do descanso

Quando de forma adequada e regular, o descanso ajuda a prolongar a longevidade das pessoas através da melhora da qualidade de vida e manutenção da saúde.

 

O descanso também ajuda na redução de peso, uma vez que noites mal dormidas desregulam o organismo e fazem o que o indivíduo sinta mais fome e consuma mais alimentos que o necessário. A melhora estética também é percebida, o descanso contribui para a regeneração dos tecidos musculares e da pele. A imunidade se eleva e as defesas do organismo se fortalecem, protegendo-o de possíveis doenças e demais problemas de saúde.

 

Outro ponto é que também ajuda a aliviar o estresse, pois possibilita desviar o foco do agente causador através da mudança na rotina e do corpo estar mais forte e disposto. A saúde cardiovascular também sofre melhora, pois durante o descanso é principalmente durante o sono, a pressão sanguínea diminui, consequentemente diminuindo os níveis de colesterol no sangue.

 

O descanso não é apenas uma opção, mas sim, uma necessidade, e é responsável pelo bom funcionamento do organismo e pelo bem-estar (físico, psíquico e emocional) das pessoas. Nem sempre é possível sair de férias, viajar, mas isso não é desculpa para não descansar. Separe um tempo para relaxar, descansar seu corpo e sua mente.

 

Fonte: Site Rumo Saúde.

Copyright - Nutriterápica | 2024