Prescrição Online Consultas

Por que as fibras alimentares são importantes?

PUBLICADO EM 25/03/2016 06:00:28

CATEGORIA:

Por que as fibras alimentares são importantes?

As fibras são constituintes naturais encontradas nas frutas, verduras, legumes e cereais, famosas por seus benefícios ao trânsito intestinal, além de auxiliar na prevenção de doenças e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes,  saciedade,  além de diminuir a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate  ao colesterol sanguíneo, triglicerídeos, e até mesmo a obesidade.

Existem dois tipos de fibras:  As fibras solúveis que se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e ao açúcar que depois são eliminadas pelas fezes e ajudam a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes. Este tipo de fibra são encontrados no abacate, vagem, brócolis, couve de Bruxelas, pêra com casca, morango, aveia, uva passa, etc.

Já as fibras insolúveis, que dão textura firme a alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, legumes e verduras, aumentam o volume de fezes,  pois permanecem intactas por todo o trânsito intestinal melhorando a prisão de ventre, e ajudando a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamações do intestino, por exemplo.

As fibras estimulam a mastigação e facilitam a digestão;  dão sensação de plenitude gástrica; promovem regulação do  trânsito intestinal; atrasam o esvaziamento gástrico, tornam mais lenta a digestão e absorção; forma fezes volumosas e macias; são substratos para fermentação por colônias de bactérias (benéficas ao organismo); atua no metabolismo dos carboidratos, diminuído a velocidade de absorção da glicose; reduzem a absorção das gorduras e colesterol especificamente o colesterol LDL e são substratos para formação de ácidos graxos de cadeia curta.

A dieta ocidental tem sido pobre em fibras, em consequência da produção em massa de alimentos refinados associada ao consumo crescente de carne vermelha. Isto causou a disseminação de algumas das chamadas "doenças da civilização", como a constipação intestinal, a diverticulose e a diverticulite, as hemorroidas, os problemas cardiovasculares e o câncer de cólon.

A ingestão diária recomendada pela Organização mundial da Saúde (OMS) é de aproximadamente 25g. O excesso de fibras interfere com a absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.

O  ideal é incluir as fibras alimentares na dieta gradativamente, para evitar a sensação de inchaço ou dores provocadas por gases; e consumir os alimentos ricos nestas substâncias junto com água. O que dilui as fibras solúveis formando o “gel” responsável por melhorar o trânsito intestinal e trazer os outros benefícios ao organismo.
            Portanto, você deve comer salada verde e frutas diariamente.

 

Por: Dr. Jonas Cortez Moreira Junior

Copyright - Nutriterápica | 2024