Prescrição Online Consultas

Hidratação e Atividade Física

PUBLICADO EM 31/03/2016 02:09:39

CATEGORIA:

Hidratação e Atividade Física

O corpo humano é composto de 75% de água, e durante um período de atividade física, o fluxo de água no corpo é afetado primeiro por perdas de açúcar, embora a urina e a perda de fluidos através da respiração contribuam da mesma forma para a avaliação global dos níveis de hidratação corporal. Os atletas, pelo tipo de esforço físico que praticam, frequentemente têm preocupações acrescidas nesta matéria.

Os sintomas e sinais clínicos da desidratação apresentam-se pela sede, dor de cabeça, taquicardia e outros. As necessidades individuais de fluidos e eletrólitos variam conforme o exercício físico praticado, diferenças metabólicas, altura e massa corporal, condições ambientais, a duração da atividade física e variações genéticas. Essa necessidade é determinada pelo médico nutrólogo ou nutricionista.

É verdade que bebidas como o chá, café, vinho, cerveja, refrigerante e suco de frutas contém água, entretanto por conterem cafeína, álcool, açúcar, adoçante artificial e outras substâncias químicas agem como desidratantes. Quanto maior a quantidade consumida, mais desidratado o corpo se tornará, pois os efeitos que elas criam no corpo dificultam a absorção de água.

É importante saber que a atividade física causa grande perdas de água e eletrólitos, sendo necessário otimizar hidratação antes, durante e após as atividades físicas, evitando o estado de desidratação e prevenindo fadiga muscular precoce e performance.

 

Por: Dr. Jonas Cortez Moreira Junior

Copyright - Nutriterápica | 2024