Prescrição Online Consultas

Nutrição Na Doença de Alzheimer

PUBLICADO EM 09/04/2016 05:57:29

CATEGORIA:

Nutrição Na Doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que destrói células do cérebro lenta e progressivamente, afeta a memória e o funcionamento mental até incapacidade funcional, levando  o portador da doença a ficar mais lento para desenvolver suas atividades cotidianas, geralmente ocorre em idosos após os 65 anos.

É fundamental um acompanhamento multiprofissional, onde a Nutrição é importante para garantir a qualidade de vida deste paciente, e os demais acompanhamentos auxiliam a minimizar os sintomas e a progressão da doença. 

A avaliação e o acompanhamento do estado nutricional adequados visam atenuar os sintomas e melhorar a sobrevida do paciente. Observando mudanças de hábitos alimentares, comprometimento da mastigação e o desinteresse pela alimentação, perda de apetite, as quais convergem para perda de peso silenciosa, características essas naturais da doença.

Diferentemente de outras doenças cujos nutrientes são fatores determinantes como diabetes, no Alzheimer não há restrições de nutrientes, porém indica-se priorizar no inicio da doença uma dieta rica em proteínas, fibras e vitaminas, já a consistência e o fracionamento das refeições, deverão ser avaliados conforme o estagio da demência do paciente. Evitando alimentos ricos em gorduras saturadas (embutidos, frituras) açucares e sal. Ressaltando a ingestão adequada de líquidos no mínimo 8 copos(200ml) de água por dia.

Ë importante ressaltar que durante a evolução da doença o paciente pode começar a apresentar engasgos ou tosse durante a alimentação, o que significa que está apresentando dificuldade para deglutição com aspiração de conteúdo alimentar para os pulmões. Neste caso, pode haver necessidade de alimentar o paciente através de sonda nasoenteral e nutrição enteral. Procurar neste momento um nutrólogo ou nutricionista especializado.

Desta forma pode-se contribuir na adequação do  peso corporal, estabilidade imunológica, estado nutricional satisfatório e da qualidade de vida do idoso portador de Alzheimer.

 

Referencias:

• STÜRMER, Jaqueline. SILVA, Bruna A. Risco Nutricional De Idosos Portadores Do Mal De Alzheimer.

• SBEGHEN, Monica Raquel. Intervenções nutricionais para idosos com doenças de Alzheimer. Centro Internacional de Produção Cientifica. Editora CESUMAR. Maringa. Paraná. 2011.

• MACHADO, Jacqueline, CARAM, Carmen Lucia Barreto, LAKS, Jerson. Estado Nutricional Na Doença De Alzheimer. Trabalho Realizado No Centro De Doenças De Alzheimer E Outras Desordens Mentais Na Velhice - Instituto De Psiquiatria Da Universidade Federal Do Rio De Janeiro,  RJ. 2012.

Web site: http://abraz.org.br

                http://www.institutoalzheimerbrasil.org.br

                http://www.alzheimermed.com.br

Copyright - Nutriterápica | 2024