Prescrição Online Consultas

A Importância da Avaliação Nutricional para Idosos Acamados

PUBLICADO EM 28/09/2016 21:17:27

CATEGORIA:

A Importância da Avaliação Nutricional para Idosos Acamados

A população está envelhecendo em ritmo acelerado. O aumento das doenças crônico degenerativas atinge um grande número de idosos. Uma avaliação nutricional bem executada é necessária para minimizar os riscos nutricionais dessa população e para promover um envelhecimento mais saudável, principalmente dos acamados, que são dependentes de cuidadores ou instituições.

Ela identifica os problemas nutricionais existentes e auxilia na elaboração da intervenção nutricional. No caso do paciente idoso devem ser avaliados a ingestão de alimentos, história clínica, dados antropométricos, bioquímicos, informações psicossociais, exame clínico, uso de medicamentos, estado mental/cognitivo, funcional e saúde oral.

Algumas ferramentas auxiliam no diagnóstico nutricional, como a Mini Avaliação Nutricional e a Avaliação Subjetiva Global. Uma avaliação bem executada é necessária para a formulação do correto diagnóstico nutricional e à partir dele a melhor Terapia Nutricional, mas encontra vários dificultadores, como o uso de várias estimativas para o paciente acamado, além da dependência da memória do idoso ou cuidador.

Pontos de corte para a população idosa Brasileira também devem ser estabelecidos e o avaliador deve saber diferenciar os aspectos da desnutrição daqueles relacionados ao envelhecimento. A variedade de doenças crônicas, juntamente com a polifarmácia do paciente idoso também devem ser levados em consideração na hora da avaliação.

 

Copyright - Nutriterápica | 2024