Prescrição Online Consultas

10 razões para abraçar todos os dias

PUBLICADO EM 23/05/2018 03:22:43

CATEGORIA:

10 razões para abraçar todos os dias

O abraço é definido como o ato de envolver uma pessoa com os braços, seja em uma manifestação de empatia ou de afeto. No entanto, nos últimos anos seu significado se ampliou, em especial porque foi comprovado que fazê-lo com frequência proporciona grandes benefícios à saúde física e mental.

 

É que, ainda que quase sempre ignoremos este fato, este gesto tão simples é uma arma poderosa para combater o estresse e vencer muitas emoções negativas que aparecem dia após dia. Um bom abraço dura pelo menos 20 segundos e, dentro do possível, deve ser entre duas pessoas que se amam ou que têm confiança suficiente uma na outra.

 

Colocá-lo em prática todos os dias, várias vezes ao dia, traz benefícios terapêuticos que causam uma forte sensação de bem-estar. Você gostaria de conhecê-los? Não deixe de ler as seguintes 10 razões para começar a abraçar mais em sua vida cotidiana.

 

 

Melhora o seu humor

Um abraço dado por alguém querido pode modificar por completo o dia e eliminar aqueles comportamentos negativos. Com ele podemos estimular a liberação de oxitocina, conhecida como o hormônio do amor, e também endorfinas, substâncias que causam sensação de bem-estar. Ao dar um abraço trocamos boas emoções e, ao mesmo tempo, recarregamos as energias positivas.

 

Alivia a dor

O simples ato de abraçar é uma das formas mais eficazes de aliviar a dor física e mental. A sua capacidade para aumentar a oxitocina faz com que o organismo se concentre no que acontece no momento, deixando a dor para um segundo plano.

 

Aumenta a segurança

A sensação do abraço aumenta a segurança e alivia o sentimento de solidão. Ele tem a capacidade de desbloquear a nível emocional, melhora as relações sociais e evita os constantes problemas de conduta.

 

Aumenta a sua autoestima

Este é um dos benefícios principais que são obtidos quando damos ou recebemos mais de quatro abraços por dia. A sua prática reduz de forma significativa os medos e afasta a necessidade de receber a opinião dos outros para estar bem. Isso se deve à transmissão de energias positivas que conseguimos graças aos abraços e da liberação de hormônios do bem-estar.

 

Este fato científico se explica com um exemplo muito comum, as crianças que abraçam seus ursos de pelúcia favoritos tendem a se acalmar e sentir mais seguras do que quando estão sozinhas.

 

Reduz o risco cardíaco

Uma dose de abraços diários tem a capacidade de proteger o coração mediante o controle do ritmo cardíaco e do fluxo sanguíneo. A sua prática aumenta a oxigenação do sangue e, com isso, permite que este músculo tenha uma atividade normal.

 

As pessoas que não abraçam ou que não têm algum tipo de contato físico com outras correm um alto risco de ter doenças do coração relacionadas a um ritmo cardíaco acelerado.

 

Melhora o sistema nervoso

O efeito calmante de abraçar não apenas tem benefícios para a saúde cardiovascular, mas também para o sistema nervoso. Fazer isso várias vezes ao dia relaxa os nervos e nos impede de cair em estados de estresse, ansiedade e outras emoções que complicam a nossa vida.

 

Fortalece a imunidade do corpo

A oxitocina se libera em quantidades adequadas e há um menor risco de sofrer infecções ou doenças relacionadas ao sistema imunológico. Isso ocorre devido ao fato de que abraçar aumenta a presença de anticorpos para tornar mais eficaz a luta contra os vírus e bactérias.

 

Desenvolvimento neuronal

O afeto que se manifesta através do ato de abraçar é determinante para o desenvolvimento neuronal nos primeiros anos de vida. Não recebê-lo leva à morte neuronal, o que reduz as habilidades psíquicas e motoras em anos posteriores.

 

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, os bebês que não recebem abraços suficientes têm um cérebro até 20% menor do que os outros.

 

Une os laços sentimentais

A linguagem corporal é um dos fatores chave para as relações felizes. Um casal que se abraça compartilha um vínculo afetivo forte que lhes permite sentir mais amor e segurança.

 

Controla a pressão arterial

O contato com outras pessoas através de um abraço faz com que a pressão arterial diminua por meio da ativação de receptores chamados corpúsculos, que se encontram na pele e que enviam sinais pelos nervos. Com eles, o organismo se sente mais protegido, o ritmo cardíaco se regula e a pressão volta a níveis estáveis.

 

Você está dando ou recebendo uma dose diária de abraços? Eles não custam nada e são uma excelente forma de tornar a vida mais agradável. Não hesite em aproveitá-los e também não perca a oportunidade de compartilhar os abraços com as pessoas que fazem com que tudo faça sentido na sua vida.

 

Fonte: Melhor com Saúde.

Copyright - Nutriterápica | 2024