Prescrição Online Consultas

Como ter uma alimentação equilibrada

PUBLICADO EM 30/06/2017 04:52:27

CATEGORIA:

Como ter uma alimentação equilibrada

Nutrir-se bem é muito mais do que consumir as três ou quatro refeições do dia por pura necessidade.

 

Alimentação e saúde estão intimamente ligadas, e uma alimentação adequada é muito importante, em todos os sentidos. Não sem motivo, a ciência da nutrição ganha cada vez mais destaque, assim como os programas culinários na TV. É claro que na correria da vida atual nem sempre é possível fazer refeições perfeitas, mas qualquer pessoa consegue, sem muita dificuldade, alimentar-se melhor e, com isso, ser bem mais saudável.

 

Para a maioria das pessoas, comer é uma questão de hábito, de gosto adquirido e de rotina. Batata frita, refrigerante, carne gordurosa e açúcar à vontade têm muito apelo, sem dúvida, e nem sempre é o caso de eliminar tudo isso de vez, mas é preciso pensar nas consequências para a saúde quando esse tipo de alimento entra no organismo e entender a necessidade de equilíbrio e os grandes riscos do exagero.

 

Equilíbrio, de fato, é a palavra-chave. Cada alimento fornece determinados nutrientes para que a pessoa permaneça saudável. Mas de onde vêm os nutrientes indispensáveis? Vêm, sobretudo, dos alimentos que contêm tudo o que os “complementos vitamínicos” prometem fornecer. Ou seja, o que os medicamentos com vitaminas e sais minerais vendidos nas farmácias contêm em suas fórmulas não é nada mais do que já oferecem os alimentos naturais da feira perto de casa.

 

Alimentos essenciais à saúde

Crianças e adultos precisam ingerir alimentos variados. A combinação dos diferentes grupos de alimentos (feijões, cereais, raízes e tubérculos, legumes, verduras, frutas, leite e queijos, carnes e ovos, castanhas e nozes) de forma equilibrada, sem exagero, é o que fornece os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde.

 

Mas não pode ser qualquer alimento. Em primeiro lugar entre os melhores de todos estão os alimentos in natura ou minimamente processados, que devem ser a base da dieta ideal. Esses alimentos – frutas, verduras, legumes, grãos, cereais, leite e derivados, tubérculos, raízes, ovos, peixes e carnes, entre outros – são essenciais em uma alimentação balanceada, saudável e ambientalmente sustentável. O ideal é que venham diretamente da natureza, com o mínimo possível de processamento, o que nem sempre é fácil. Mas é importante dar preferência a esses alimentos, principalmente aos que são cultivados ou produzidos o mais próximo possível do local de consumo.

 

O que deve ser evitado

Alimentos que passaram por processos industriais devem ser ingeridos com moderação, e quanto aos ultraprocessados (salgadinhos de pacote, refrigerantes, biscoitos recheados, macarrão instantâneo, entre tantos outros) o melhor é evitá-los. Óleos, gorduras, sal e açúcar também exigem moderação. Precisam ser usados em pequenas quantidades.

 

Fonte: Saúde Brasil. 

Copyright - Nutriterápica | 2024