Prescrição Online Consultas

Os benefícios do chocolate para a saúde

PUBLICADO EM 11/07/2017 04:55:46

CATEGORIA:

Os benefícios do chocolate para a saúde

Faz bem para a sua pele

O papo que mais se ouve é de que comer chocolate provoca acne, mas, de acordo com a dermatologista Paula Bellotti, "excluindo os casos especiais, como pessoas que apresentam alergias ou intolerância à lactose e glúten, não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas", explica.

 

Por ser antioxidante e estimular a renovação celular, ele é indicado nos processos de rejuvenescimento e também - pasmem! - na redução de celulite, já que possui substâncias como cafeína e teobromina, usadas em tratamentos estéticos no combate aos indesejáveis furinhos. Ele também protege a pele dos efeitos nocivos da exposição solar, por ser rico em flavonoides, que reduzem os efeitos negativos da radiação UV.

 

Faz bem para os cabelos

Rico em nutrientes - a tal da "gordura boa" -, o chocolate ajuda a restaurar, nutrir e hidratar as fibras capilares.

 

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Graças aos mesmos flavonoides que beneficiam a saúde da pele, o chocolate reduz o risco de doenças cardiovasculares, segundo a nutricionista Sabrina Longhi, da Clínica de Especialidades Integrada.

 

"O chocolate possui flavonoides que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, propiciam melhora do fluxo sanguíneo, reduzem a pressão arterial e melhoram os níveis de colesterol ruim", explica.

 

Ajuda a perder peso

Comer chocolate engorda se você comer muito e se forem os com composição ruim, nutricionalmente falando: muito açúcar, muita gordura. É o caso do chocolate branco.

 

"O chocolate branco é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar. Como não possui massa de cacau, ele não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ainda é mais calórico e rico em gordura saturada", aponta a nutricionista Sabrina Longhi.

 

Fora isso, ao contrário, o chocolate ajuda a emagrecer, segundo a especialista. "Os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar no processo de emagrecimento. Estas substâncias interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade, e ainda queimam mais calorias. Outra pesquisa sugere que o cacau pode inibir o organismo a estocar gordura", diz Sabrina.

 

Sabrina ensina que o ideal é consumir, diariamente, cerca de 30g de chocolate do tipo amargo, com concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido ocasionalmente.

 

Alimento para o cérebro

Rico em gorduras do bem, que são verdadeiros combustíveis para o bom funcionamento do cérebro, o chocolate pode melhorar a memória e as funções motoras.

 

Em pesquisa publicada na revista Neurology, um grupo de voluntários consumiu chocolate quente duas vezes ao dia, durante um mês. O outro grupo não teve tanta sorte e passou longe do chocolate durante 30 dias. Após este período, os participantes dos grupos foram submetidos a testes cognitivos que sugerem uma melhoria de 30% nas funções daqueles que consumiram o chocolate quente, quando comparados aqueles que não consumiram a bebida. De acordo com os pesquisadores, o fluxo sanguíneo para o cérebro também melhorou cerca de 8% nestes mesmos voluntários.

 

Fonte: GNT

Copyright - Nutriterápica | 2024