Prescrição Online Consultas

Farinhas sem glúten e seu suporte na nutrição

PUBLICADO EM 08/12/2016 03:01:21

CATEGORIA:

Farinhas sem glúten e seu suporte na nutrição

Muitas pessoas possuem restrições alimentares e dentre elas está a intolerância ao glúten, que pode ser diagnosticada como doença celíaca. É uma doença do intestino delgado que pode afetar até 1% da população, sendo que  o principal tratamento está em manter uma dieta isenta de glúten.
O glúten é a proteína essencial encontrada em alimentos à base de trigo, centeio, cevada, aveia, malte. Esses alimentos se tornam tóxicos para os intolerantes, provocando uma lesão no intestino delgado e impedindo a absorção adequada dos alimentos. 


Conheça algumas farinhas que não possuem glúten, e auxiliam na dieta de pessoas celíacas.


 - Farinha de arroz integral: ótima opção para substituir a farinha de trigo, pois engrossa a massa.
 - Farinha de Trigo Sarraceno:  rica em magnésio, ferro e rutina. Possui aproximadamente o dobro de fibras que farinha de trigo comum.
 - Farinha de coco: rica em fibras, auxiliando o intestino e diminuindo os níveis de glicose e colesterol.
 - Farinha de quinoa: rica em proteínas e aminoácidos lisina e metionina, relacionados a memória e aprendizado.
 - Farinha de feijão: rico em faseolamina, proteína que reduz as calorias ingeridas, ajudando no emagrecimento. Rica em fibras, cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, K e E.
 - Fubá ou farinha de milho: rico em vitaminas do complexo B, K e betacaroteno. O fubá possui o dobro de fibras que a farinha de trigo comum.
 - Farinha de berinjela: auxilia no emagrecimento saudável, aumenta a saciedade e reduz a compulsão por doces, e, combate o colesterol.

Copyright - Nutriterápica | 2024